Contabilizando qualidade desde 1981
Cai número de cheques sem fundo em agosto
O volume de cheques sem fundos recuou no Brasil segundo dados da Serasa Experian.
Victor Martins
O volume de cheques sem fundos recuou no Brasil segundo dados da Serasa Experian. Entre agosto e julho a queda foi de 11%, puxada principalmente pelo aumento do emprego formal. De acordo com os dados da instituição, em agosto foram devolvidos 19,6 cheques a cada mil compensados.
Em julho, essa relação era de 22,1 cheques para cada mil. Se na variação mensal o resultado foi positivo, no acumulado dos sete primeiros meses de agosto o Brasil ainda está no vermelho. Comparado com o mesmo período de 2008, a inadimplência cresceu 14,2%. `Especialistas destacam que o cheque foi a alternativa do varejo para financiar seus clientes durante o período mais crítico da crise.`, destaca um trecho do levantamento.
`Ao analisarem estes números, os técnicos constatam que a inadimplência com cheques cai lentamente após março, acompanhando a recuperação econômica, devendo seguir neste ritmo até o final do ano.`, avalia a Serasa em outro trecho do estudo.
No ranking de unidades da federação com maior índice de cheques devolvidos no ano, o Amapá se destaca no primeiro lugar com taxa de inadimplência de 9,45%. Em último está São Paulo, com 1,75%. o Distrito Federal figura em 17º, ínidice de 3,10%.