Contabilizando qualidade desde 1981

Presidente do BC diz que PIX por aproximação será possível a partir da semana que vem: 'Encostar o celular'

Cliente poderá pagar sua conta aproximando o celular de uma máquina de cartão

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta terça-feira (29) que, a partir da semana que vem, o pagamento com PIX poderá ser feito por aproximação. Ou seja, o cliente poderá pagar sua conta aproximando o celular de uma máquina de cartão.

"Agora, nesta semana, vamos ter um evento com o Google para lançar o pagamento por aproximação do PIX. Da mesma forma que você tem hoje no Google Wallet, onde encosta o cartão de crédito e paga, você vai poder fazer isso com o PIX a partir da próxima semana", disse o Campos Neto.

Banco Central anuncia PIX por aproximação e mudanças na segurança

Já nesta semana, passou a funcionar o PIX Agendado Recorrente, nova modalidade do PIX permite que qualquer pessoa agende pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.

Funciona, por exemplo, para quem paga aluguel diretamente para outra pessoa física e quer automatizar os pagamentos mensais.

O pagamento para outros profissionais autônomos, que recebam como pessoa física ou por meio de CNPJ, também pode ser cadastrado no agendamento recorrente do PIX, como terapeuta, diarista, personal trainer e professor de música, por exemplo.

Além da recorrência no pagamento para serviços, a modalidade também permite o agendamento para outras situações, como mesadas para os filhos.